BioTrop

2-BIOTROP.png

3-BIOTROP-Unidade de Pesquisa Integrada da Biodiversidade Tropical-CCBS-UFSCar.jpgA Unidade de Pesquisa Integrada da Biodiversidade Tropical – BIOTROP, unidade multidisciplinar do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS, tem como objetivo promover a integração da pesquisa e do ensino de pós-graduação da área biológica do CCBS, abarcando todos os níveis hierárquicos da biodiversidade tropical, a saber gene, espécie e ecossistema. Pretende-se, assim, congregar os pesquisadores que detêm e geram as informações científicas e técnicas de alta qualidade sobre biodiversidade, otimizar a utilização de equipamentos multiusuários e facilitar o desenvolvimento de projetos integrados de pesquisa que incorporem os aspectos estruturais e funcionais da biodiversidade, a distribuição espacial e temporal dos organismos e as relações entre seus componentes nos diversos níveis (gene, espécie e ecossistema).

A proposta de criação do BIOTROP foi aprovada na 101ª Reunião Ordinária do CoC/CCBS, em 26/06/2018. Em 2019 o CoC/CCBS aprovou uma proposta de Regimento (PDF) e um Plano de ocupação para 2019-2021 (PDF). Na Portaria 071/2019-CCBS de 17/09/2019 (PDF) foi nomeado o Comitê Gestor pro tempore do BIOTROP. O prédio do BIOTROP foi construído com recursos da FINEP, tendo sido inaugurado em dezembro/2020.

4-Inauguração do BIOTROP-Dezembro 2019.jpg


Ainda em dezembro/2020 iniciou-se a ocupação do prédio com grupos de pesquisa selecionados a partir de um edital para uso dos espaços (PDF edital 01/2019 BIOTROP – CCBS). O primeiro Grupo de Pesquisa a ocupar as dependências do BIOTROP foi o da Profa. Dra. Renata Bovo Peres, do Departamento de Ciências Ambientais.

5-Grupo de Pesquisa da Profa Renata Bovo Peres.jpg


Localização