Suporte Administrativo
Reservas de auditórios
- - As reservas dos anfiteatros 1 e 3 do CCBS devem ser realizadas, exclusivamente, pelo e-mail ccbs.sec@ufscar.br. Na solicitação deve constar a data, horário de início e final, além do nome do/a professor/a responsável.
- Para reservar o auditório do BIOTROP, entrar em contato com: danimodna@ufscar.br
Progressão e promoção
Professor Titular
Procedimentos para a promoção à Classe de Professor Titular
Responsabilidade da/o docente:
- Atualizar o Currículo Lattes até a data de envio do relatório de atividades (sobretudo com os itens que serão extraídos pelo Sistema SAGUI da UFSCar);
- Entrar no SEI UFSCar;
- Clicar no menu “Iniciar processo”;
- Escolher o tipo de processo: “Pessoal: Promoção para Classe Titular-Docente”;
- No item especificação colocar: “Promoção por avaliação de desempenho de (nome do servidor)”;
- Solicitar a Certidão de Pontuação Acumulada, emitida pelo DeDC/ProGPe, que deverá ser solicitada pelo pleiteante através do formulário disponível no SEI "Pessoal: Solic Certidão Pontuação Avaliação Desemp".
- Incluir o formulário: "Pessoal: Solic. Promoção Docente-Classe Titular";
Anexar a documentação necessária, que consiste em:
- Solicitação formal do pleiteante à Chefia de Departamento, com identificação clara e explícita, da opção para a etapa 2;
- Na etapa 1, o docente deverá anexar o relatório das atividades (documento SEI "Pessoal: Relat Ativ Progr/Promo Docente MS 2025") realizadas desde Associado IV até o momento da formalização do pedido para a Classe de Titular, respeitando o interstício dos 2 anos. - O relatório será avaliado pela CADA-C, designada pelo ConsUni. Enviar o processo para a unidade DeDC, através do sistema SEI. Aguardar a avaliação do Relatório de Atividades pela CADA-C para definir o agendamento da data da defesa do memorial ou tese.
- Na etapa 2, se optar pela Defesa do Memorial, deverá anexar uma cópia do memorial. Se optar pela Tese Acadêmica Inédita, deverá anexar uma cópia da Tese;
- Declaração de cada um dos membros da Comissão de que não se enquadram em nenhuma das condições de impedimento descritas no artigo 25 da Resolução n.º 21/2025 e de que estão vinculados a uma Instituição de Ensino, no caso de membros externos;
Observação: Durante o período de transição (até fevereiro de 2027), o(a) docente deverá obrigatoriamente optar pela norma a ser adotada para avaliação, tanto no formulário de solicitação, quanto no relatório individual de atividades:
- Se optar pela resolução nº 819 de 26/08/2015, o(a) docente deverá selecionar no SEI o relatório individual (modelo antigo 2015) e anexar uma cópia em formato PDF do Currículo Lattes;
- Se optar pela resolução nº 21/2025, 10/02/2025, o(a) docente deverá selecionar no SEI o relatório individual (modelo novo 2025).
Os formulários encontram-se na plataforma do SEI. O formulário e o relatório de atividades deverão ser assinados eletronicamente.
IMPORTANTE: NÃO EXCLUIR OU ALTERAR OS CAMPOS DO RELATÓRIO DE ATIVIDADES
Responsabilidade do Departamento:
- Indicação do departamento ao Centro, de 10 (dez) nomes, para integrarem a Comissão Especial de Avaliação para verificar a pontuação da etapa 1 e avaliar a etapa 2;
- A indicação da Comissão Especial de Avaliação deve ser feita através de ofício com os nomes dos docentes, Universidades em que atuam e seus e-mails, deve constar também o número e a data da reunião departamental em que a Comissão foi aprovada;
- Conferência de toda a documentação exigida.
Responsabilidade do Centro:
- Submeter a proposta de Comissão Especial de Avaliação à apreciação do CoC/CCBS;
- Emitir Portaria nomeando a Comissão Especial de Avaliação, devidamente publicada no Boletim Eletrônico de Serviços;
- Verificar se a Planilha de Pontuação - Promoção para Titular emitida pela CADA-C está no processo;
- Verificar os relatórios finais da Comissão Especial de Avaliação, com o resultado, indicando as etapas de avaliação, aprovando ou reprovando o pleiteante;
- Submeter o relatório final à apreciação do CoC/CCBS antes de ser enviado ao Departamento de Desenvolvimento de Carreiras;
- Conferência da documentação final.
Resolução ConsUni n° 776, de 18 de julho de 2014 - Dispõe sobre as normas e procedimentos para promoção à classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior (PDF)
Resolução ConsUni nº 21, de 10 de fevereiro de 2025 - Aprova as normas procedimentais para o processo de avaliação do desempenho acadêmico docente para fins de progressão e de promoção no âmbito da Carreira do Magistério Superior na Universidade Federal de São Carlos.
Procedimentos para a promoção à Classe de Professor Titular
Responsabilidade da/o docente:
- Atualizar o Currículo Lattes até a data de envio do relatório de atividades (sobretudo com os itens que serão extraídos pelo Sistema SAGUI da UFSCar);
- Entrar no SEI UFSCar;
- Clicar no menu “Iniciar processo”;
- Escolher o tipo de processo: “Pessoal: Promoção para Classe Titular-Docente”;
- No item especificação colocar: “Promoção por avaliação de desempenho de (nome do servidor)”;
- Solicitar a Certidão de Pontuação Acumulada, emitida pelo DeDC/ProGPe, que deverá ser solicitada pelo pleiteante através do formulário disponível no SEI "Pessoal: Solic Certidão Pontuação Avaliação Desemp".
- Incluir o formulário: "Pessoal: Solic. Promoção Docente-Classe Titular";
Anexar a documentação necessária, que consiste em:
- Solicitação formal do pleiteante à Chefia de Departamento, com identificação clara e explícita, da opção para a etapa 2;
- Na etapa 1, o docente deverá anexar o relatório das atividades (documento SEI "Pessoal: Relat Ativ Progr/Promo Docente MS 2025") realizadas desde Associado IV até o momento da formalização do pedido para a Classe de Titular, respeitando o interstício dos 2 anos. - O relatório será avaliado pela CADA-C, designada pelo ConsUni. Enviar o processo para a unidade DeDC, através do sistema SEI. Aguardar a avaliação do Relatório de Atividades pela CADA-C para definir o agendamento da data da defesa do memorial ou tese.
- Na etapa 2, se optar pela Defesa do Memorial, deverá anexar uma cópia do memorial. Se optar pela Tese Acadêmica Inédita, deverá anexar uma cópia da Tese;
- Declaração de cada um dos membros da Comissão de que não se enquadram em nenhuma das condições de impedimento descritas no artigo 25 da Resolução n.º 21/2025 e de que estão vinculados a uma Instituição de Ensino, no caso de membros externos;
Observação: Durante o período de transição (até fevereiro de 2027), o(a) docente deverá obrigatoriamente optar pela norma a ser adotada para avaliação, tanto no formulário de solicitação, quanto no relatório individual de atividades:
- Se optar pela resolução nº 819 de 26/08/2015, o(a) docente deverá selecionar no SEI o relatório individual (modelo antigo 2015) e anexar uma cópia em formato PDF do Currículo Lattes;
- Se optar pela resolução nº 21/2025, 10/02/2025, o(a) docente deverá selecionar no SEI o relatório individual (modelo novo 2025).
Os formulários encontram-se na plataforma do SEI. O formulário e o relatório de atividades deverão ser assinados eletronicamente.
IMPORTANTE: NÃO EXCLUIR OU ALTERAR OS CAMPOS DO RELATÓRIO DE ATIVIDADES
Responsabilidade do Departamento:
- Indicação do departamento ao Centro, de 10 (dez) nomes, para integrarem a Comissão Especial de Avaliação para verificar a pontuação da etapa 1 e avaliar a etapa 2;
- A indicação da Comissão Especial de Avaliação deve ser feita através de ofício com os nomes dos docentes, Universidades em que atuam e seus e-mails, deve constar também o número e a data da reunião departamental em que a Comissão foi aprovada;
- Conferência de toda a documentação exigida.
Responsabilidade do Centro:
- Submeter a proposta de Comissão Especial de Avaliação à apreciação do CoC/CCBS;
- Emitir Portaria nomeando a Comissão Especial de Avaliação, devidamente publicada no Boletim Eletrônico de Serviços;
- Verificar se a Planilha de Pontuação - Promoção para Titular emitida pela CADA-C está no processo;
- Verificar os relatórios finais da Comissão Especial de Avaliação, com o resultado, indicando as etapas de avaliação, aprovando ou reprovando o pleiteante;
- Submeter o relatório final à apreciação do CoC/CCBS antes de ser enviado ao Departamento de Desenvolvimento de Carreiras;
- Conferência da documentação final.
Resolução ConsUni n° 776, de 18 de julho de 2014 - Dispõe sobre as normas e procedimentos para promoção à classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior (PDF)
Resolução ConsUni nº 21, de 10 de fevereiro de 2025 - Aprova as normas procedimentais para o processo de avaliação do desempenho acadêmico docente para fins de progressão e de promoção no âmbito da Carreira do Magistério Superior na Universidade Federal de São Carlos.
Afastamentos
Formulários e Documentos