MOÇÃO DE REPÚDIO DO CONSELHO DO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DA UFSCAR

O Conselho do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CoC-CCBS), da UFSCar, vem a público manifestar seu mais veemente repúdio ao ataque contra a democracia e a autonomia universitária, realizado por meio do ajuizamento, a 15 dias do término do mandato da atual gestão da universidade, de ação judicial pelos Professores Dr. Fernando Manuel Araújo Moreira e Dra. Fernanda de Freitas Anibal, que visa deslegitimar o processo de escolha dos reitores deliberado livremente pela comunidade acadêmica da UFSCar e inviabilizar a lista tríplice legitimamente construída pelo Colégio Eleitoral. As normas do processo sucessório de Reitor/Vice-Reitor não só foram referendadas pela comunidade acadêmica da UFSCar, mas foram explicitamente aceitas e reconhecidas como legítimas pelos proponentes da ação antes e durante o processo sucessório, caracterizando, assim, tentativa de subversão das regras institucionais por parte dos proponentes da ação.

A judicialização do procedimento de escolha dos dirigentes administrativos da UFSCar representa uma afronta à autonomia Universitária e inicia um processo extremamente desgastante para a nossa instituição, justamente neste momento crítico que as universidades federais têm vivenciado. Nos causa espanto e indignação que interesses, ambições e vaidades particulares se sobreponham ao desejo expresso da comunidade universitária quando, mais do que nunca, necessitamos de união e fortalecimento institucional.

Serão tempos de luta, mas o CCBS se manterá unido e posicionado em defesa da democracia, da autonomia, do respeito ao desejo da comunidade universitária e pelo bem da UFSCar.

Conclamamos, ainda, a imediata convocação do Conselho Universitário da UFSCar.

27 de outubro de 2020

CoC-CCBS