CURSO DE MEDICINA DA UFSCAR RECEBE NOTA MÁXIMA NO ENAMED

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira, 19 de janeiro de 2026, o resultado da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira, 19 de janeiro de 2026, o resultado da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Realizada anualmente pelo MEC por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a avaliação tem como objetivo analisar a qualidade da formação médica em todo o país. Na edição inaugural do Enamed, foram avaliados 351 cursos de Medicina distribuídos pelo Brasil.

Entre os cursos participantes, destaca-se o curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), que conquistou a nota máxima e se posicionou entre os melhores do país. Este excelente desempenho evidencia o comprometimento da UFSCar com a excelência acadêmica e a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios do sistema de saúde brasileiro.

O reconhecimento obtido é motivo de orgulho e satisfação para toda a comunidade acadêmica, refletindo o esforço coletivo de estudantes, docentes, técnicos-administrativos, coordenação do curso, CCBS e da própria universidade. A conquista é motivo de muita satisfação e orgulho para o CCBS que conta com uma área de saúde bem consolidada e demonstra que, mesmo sendo um curso relativamente novo, a Medicina da UFSCar amadureceu rapidamente. O resultado no Enamed reforça que, em um ambiente propício, com uma instituição de reconhecida qualidade e o empenho de todos os envolvidos, é possível alcançar resultados excepcionais, mesmo diante de desafios.

Fruto de um projeto pedagógico sólido, do comprometimento dos docentes e de investimentos em infraestrutura, esse sucesso estimula ainda mais o aprimoramento do curso, tendo como propósito central formar profissionais qualificados e competentes, em alinhamento com os principais objetivos das universidades públicas brasileiras.

A trajetória do curso de Medicina da UFSCar vem se consolidando como referência nacional ao alinhar suas práticas às Diretrizes Curriculares Nacionais e promover uma formação humanizada, ética, inovadora, crítica e alinhada aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). O CCBS desempenha papel fundamental nesse processo, ao oferecer uma estrutura  acadêmica consolidada na área da saúde e, portanto, um ambiente acadêmico plural e integrado, favorecendo o diálogo entre docentes, estudantes e setores administrativos.

Investimentos em infraestrutura, oportunidades de pesquisa e extensão, e incentivo à interdisciplinaridade e interprofissionalidade são pilares que possibilitam a formação de profissionais aptos a atuar com responsabilidade e sensibilidade frente às demandas da população brasileira. Assim, o curso de Medicina e a área da saúde do CCBS como um todo, contribuem para transformar a realidade da saúde no país, promovendo o bem-estar coletivo e a responsabilidade social.