Seleção de Bolsista de Extensão

EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA DE EXTENSÃO

Introdução

O Projeto de Extensão “Despertar da Ciência: Atividades de Alfabetização Científica na Educação Infantil” tem como objetivo desenvolver atividades que estimulem a curiosidade e a formulação de hipóteses de crianças sobre fenômenos naturais e cotidianos. Para tanto, será necessário planejar e executar atividades práticas que envolvem diversos conceitos:

• Ciclagem de nutrientes (composteira)
  • Ecologia (plantio de jardim, expedições ao bosque e ao lago)
  • Fisiologia humana (estudo de modelo anatômico)
  • Química e Física (culinária)

Ao final, as crianças exporão para os colegas os trabalhos desenvolvidos e os conceitos aprendidos em uma Mostra de Ciências.

As atividades serão desenvolvidas na Unidade de Atendimento à Criança (UAC), envolvendo as crianças que frequentam o grupo 4 (salas para crianças de 4 anos de idade), nos períodos matutino e vespertino.

As atividades ocorrerão entre 01 de abril e 16 de agosto de 2024, período em que o/a bolsista receberá 4 bolsas no valor de R$ 420,00 mensais.

A equipe de trabalho será formada pela coordenadora do projeto (Dra. Daniela Modna dos Reis - BIOTROP/CCBS), pela docente responsável (Profa. Dra. Maria da Graça Gama Melão - DHb) e por um (a) bolsista a ser selecionad@.

1. Processo seletivo

Podem participar do processo seletivo aquel@s que cumprirem os seguintes requisitos:

• Estar cursando Licenciatura em Ciências Biológicas na UFSCar (Campus São Carlos)
  • Ter interesse em planejar e executar atividades práticas para crianças de 4 anos
  • Dispor de 12 horas de dedicação semanais (entre as 8h e as 18h)

O processo de seleção será constituído das seguintes etapas:

• Preenchimento de formulário até 22/03/2024
  • Envio de histórico escolar até 22/03/2024 (pelo e-mail danimodna@ufscar.br)
  • Entrevista pelo Google Meet (a ser agendada)

As respostas aos itens 1 a 5 do formulário são para cadastramento d@s candidat@s. Nos itens de 6 a 13, as respostas receberão notas classificatórias, com exceção dos itens 6 e 10, cujas respostas podem ter caráter eliminatório.

A entrevista será gravada e toda documentação referente ao processo de seleção será anexada ao processo SEI relativo à atividade de extensão.

Os critérios para a escolha d@ bolsista serão:

1. Maior nota resultante da soma dos pontos
  2. Análise do histórico escolar para verificação das aprovações nas disciplinas de interesse
  3. Avaliação da fluidez de comunicação verbal d@ candidat@ na entrevista
  4. Horários livres para dedicação ao projeto em conformidade com as necessidades da UAC

A divulgação dos resultados ocorrerá no dia 27/03/2024, no site do CCBS.

São Carlos, 15 de março de 2024