Núcleo de Pesquisa e Inovação com Zebrafish

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Plano de gestão e compartilhamento de uso do EMU-PMP

Descrição do Local de Instalação do Equipamento

O equipamento solicitado será instalado na Unidade de Pesquisa Integrada da Biodiversidade Tropical Professor José Eduardo dos Santos (BIOTROP), que é uma Unidade multi e interdisciplinar do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Essa Unidade do CCBS foi inaugurada em 17/12/2019    (https://www.ccbs.ufscar.br/pt-br/acesso-rapido/unidades-de-apoio-e- multidisciplinares) com a finalidade de utilização multiusuária. O edifício do BIOTROP, com dois pavimentos, possui uma área total de 1.673,83 m2 e foi construído com recursos FINEP, com investimento de R$ 3.780.067,92. No BIOTROP, o equipamento será instalado no Laboratório Multiusuário Centralizado do Módulo Habitat, que tem gestão multiusuária e funciona como uma facility, atendendo todos os departamentos da área biológica do CCBS e os pesquisadores da área da saúde com interfaces com a área biológica. Essa facility denomina-se ZEBRADVANCES – Núcleo de Pesquisa e Inovação com zebrafish da UFSCar (https://www.ccbs.ufscar.br/pt-br/acesso-rapido/unidades-de-apoio-e-multidisciplinares/biotrop; https://pnipe.mcti.gov.br/search?term=zebradvances).

Anualmente, o CCBS lança editais para a ocupação temporária e rotativa de alguns espaços, enquanto outros ambientes são destinados à ocupação permanente, como, por exemplo, as áreas destinadas a coleções biológicas e a Laboratórios Multiusuários Centralizados (facility). O espaço onde será instalado o equipamento solicitado, caso esta proposta seja aprovada, será de ocupação permanente.

O CCBS apoia o BIOTROP de forma permanente, visando estabelecer uma unidade de apoio à pesquisa biológica por meio de Laboratórios Multiusuários Centralizados. O Centro buscado um grande esforço coletivo para equipar tais laboratórios com equipamentos de ponta que permitam aos pesquisadores desenvolver trabalhos de alto nível e impacto.

O arquivo “Fotos BIOTROP” contém imagens do edifício e do espaço destinado à instalação do equipamento. O laboratório multiusuário possui bancadas, armários, computador, impressora, microscópio ótico, estereomicroscópio, freezer, refrigerador para estoque de reagentes e insumos, rack automatizada com controle de temperatura, ph e condutividade para cultivo de Danio rerio (peixe-zebra ou paulistinha), capela de fluxo laminar para manejo de embriões e larvas, lava-louça 70oC para lavagem de aquários, abastecimento com sistema de osmose reversa, sala de controle de qualidade e ensaios com embriões e larvas de Danio rerio, BOD para manutenção de embriões e larvas e incubadora com fotoperíodo e temperatura controlada para a manutenção de fito e zooplâncton. Além disso, o BIOTROP conta com um sequenciador de última geração NextSeq 550 (Illumina), adquirido em 2020 com recursos FINEP, ultrafreezer, capela de exaustão, shaker, agitador com aquecimento, termociclador, centrífuga refrigerada, microcentrífuga, balança microanalítica, espectrofotômetro, microondas, pHmetro, autoclave, reagentes e vidraria. O BIOTROP conta também com gerador e no-breaks para assegurar o fornecimento ininterrupto de energia elétrica no edifício.

 

Equipe técnica de apoio ao equipamento

O Laboratório Multiusuário Centralizado do BIOTROP onde o equipamento será instalado conta com uma servidora técnica de nível superior concursada, Dra. Daniela Modna dos Reis, graduada em Ciências Biológicas e doutora em Ciências da Engenharia Ambiental, que e responsável pela operação dos equipamentos, controle de acesso e manutenção da infraestrutura desse laboratório (controle de temperatura, controle de resíduos, controle de estoque de consumíveis, entre outras atividades). Além disso, também contaremos com o apoio da técnica de nível médio concursada, a Dra Hirla Costa Silva Fukushima, graduada em Zootecnia, com mestrado e doutorado em Aquicultura. A Dra. Hirla é vinculada ao Biotério Central (CCBS / UFSCar) e atua no biotério de peixe-zebra do BIOTROP. A Dra. Daniela e a Dra Hirla serão responsáveis pelo atendimento e supervisão de pesquisadores e alunos e serão auxiliadas por um ou mais técnicos ou estagiários, a depender da demanda, contratados por meio da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) - UFSCar (https://sistemas.fai.ufscar.br).

Os servidores técnicos e docentes associados a esta proposta receberão treinamento para operação do equipamento pela empresa fornecedora do mesmo. Após o treinamento, os servidores ficarão responsáveis por treinarem auxiliares técnicos, estagiários e usuários frequentes, como descrito abaixo.

 

Plano de gestão e de funcionamento

O Laboratório Multiusuário Centralizado do BIOTROP onde o equipamento será instalado funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00 e aos sábados das 8h00 às 12h00. O atendimento será realizado pela Dra. Daniela e/ou Dra Hirla e/ou auxiliar técnico, os quais ficarão responsáveis pelo controle da agenda de utilização do equipamento. A execução financeira será efetuada pela FAI-UFSCar, que emitirá as notas fiscais, boletos e controle dos pagamentos, como já ocorre na UFSCar-seq.

A solicitação de agendamento para uso do equipamento será feita por meio de site específico do laboratório. Esta página deverá conter fotos e todos os detalhes técnicos do equipamento assim como formulário online para agendamento do uso. Também serão incluídos nessa página a composição das comissões gestora e de usuários (descritas em seguida), as normas de funcionamento e outras informações relacionadas à utilização do equipamento. Uma lista de publicações envolvendo trabalhos produzidos utilizando o equipamento também será disponibilizada no site, sendo os usuários orientados a citarem em suas publicações a utilização da facility. Os pesquisadores associados serão também orientados a incluírem, nos sites dos seus grupos, uma aba com a descrição do equipamento e link de direcionamento para o site do laboratório. Para tal, contamos com o apoio técnico da Secretaria de Informática (SIn)-UFSCar que já realiza este serviço de atualização e configuração das páginas web dos grupos de pesquisa, laboratórios e facilities da instituição.

O equipamento receberá manutenção periódica conforme instruções do fabricante, e nesse período a agenda de uso será reservada para tal finalidade.

A comissão gestora do equipamento será formada por docentes associados à presente proposta, sendo sua presidente a responsável pelo projeto, Profa. Dra. Maria da Graça Gama Melão, além da Profa. Dra. Ana Teresa Lombardi e do Prof. Dr. Ricardo Borra.

A Comissão de Usuários terá a função de fiscalizar a utilização dos equipamentos, assegurar o bom andamento do plano de gestão do equipamento EMU e propor modificações, se necessárias, para melhor atender às demandas de todos os usuários. Tal Comissão será formada pela Dra. Daniela Modna, Dra Hirla Fukushima, Profa Dra Odete Rocha (indicada pela responsável pelo projeto) e Prof. Dr. Gilmar Perbiche Neves (membro indicado pela diretora do CCBS). A composição de cada comissão poderá ser renovada por comum acordo entre as partes. Caso o cargo de presidente da comissão gestora se torne vago, um novo presidente deverá ser indicado em comum acordo entre as comissões e a diretoria do CCBS.

Entendemos que a composição das comissões é suficientemente ampla e diversa para proporcionar uma gestão imparcial do equipamento. Ademais, ambas as comissões se caracterizam como uma equipe de pessoal de apoio com excelente formação e capacitação técnica e científica, cujos salários são financiados de forma permanente pela instituição sede, o que garante sua perenidade em longo prazo.

A comissão gestora terá como responsabilidade zelar pelo bom funcionamento do equipamento, de forma a manter o mesmo em operação e criar procedimentos, normas e estratégias de utilização. Os procedimentos e normas de uso serão estabelecidos em comum acordo com a comissão de usuários. Para aperfeiçoar a operacionalidade, as duas comissões deverão trabalhar em conjunto. As responsabilidades de ambas as comissões incluem também:

  1. Garantir que não haja preferência na utilização do equipamento por parte dos requisitantes, tornando claro o caráter multiusuário do equipamento;
  2. Estabelecer as normas de utilização e forma de agendamento de uso do instrumento;
  3. Garantir a ampla divulgação da disponibilidade do equipamento, bem como dos procedimentos de agendamento de uso por meio dos canais pertinentes;
  4. Providenciar junto ao fornecedor a manutenção do equipamento e a reposição de insumos quando necessário, em conjunto com o técnico responsável;
  5. Promover cursos e treinamentos periódicos para a formação de usuários;
  6. Gerenciar questões que envolvam o equipamento multiusuário e os demais equipamentos necessários para sua operação.

Além dos pesquisadores dos campi da UFSCar, o equipamento estará também disponível para usuários externos acadêmicos e não acadêmicos (empresas e indústrias), especialmente pesquisadores do estado de São Paulo, mas também com a possibilidade de agendamento para pesquisadores de fora do estado, caso seja solicitado. Para os pesquisadores do estado de São Paulo, será dedicado pelo menos 75% do tempo de uso do equipamento. Para garantir acesso justo para todos, o agendamento não deve exceder oito horas consecutivas de uso para um mesmo usuário e deverá ser feito com não menos de uma semana de antecedência do experimento planejado.

O usuário potencial deverá preencher o formulário com os dados sobre as amostras a serem analisadas e o tipo de análise desejada. O formulário online também conterá perguntas que identifiquem os usuários quanto a sua instituição de origem e o controle da percentagem reservada a estes será realizado pelo servidor técnico responsável. Adicionalmente, será solicitada a submissão de uma descrição breve do projeto de pesquisa em que se insere a demanda de uso do EMU sistema de monitoramento de peixes e de microcrustáceos de alto desempenho (zebralab) para justificar seu uso, exceto no caso de projetos com vinculação inicial a essa proposta ou dela derivada. Essa descrição também será necessária para que o apoio técnico responsável avalie se o equipamento é adequado para a análise pretendida e auxilie o usuário.

Para os usuários da UFSCar, será solicitado apenas o material de consumo utilizado nas análises. Para usuários externos, será cobrada uma taxa por hora de uso do equipamento. Os valores serão definidos pela comissão gestora considerando duas categorias distintas: pesquisadores com auxílio FAPESP e demais pesquisadores. Os recursos advindos destes pagamentos servirão para a contratação de auxiliares técnicos/estagiários, aquisição de materiais de consumo, manutenção do equipamento, seus acessórios e da infraestrutura local.

Todos os usuários deverão receber treinamento, oferecido pelas técnicas, previamente à utilização do equipamento. Usuários sem treinamento não serão autorizados a manipular o equipamento, devendo contar com o auxílio de uma das técnicas responsáveis. Treinamentos coletivos e cursos para pesquisadores do mesmo grupo ou laboratório poderão ser realizados, de acordo com a disponibilidade das técnicas.

Por ser novo, esse Laboratório Multiusuário Centralizado ainda não possui indicadores de desempenho.

Espera-se que este plano de gestão e compartilhamento viabilize, com seus recursos materiais, financeiros e humanos disponibilizados pela instituição sede, e pelo uso compartilhado do equipamento, os recursos para a manutenção efetiva e a longo prazo do equipamento em operação.